Variadores de velocidade ou arrancadores suaves (soft starters)?
É possível que já se tenha deparado algumas vezes com esta situação, qual o equipamento mais indicado para a sua necessidade? Um
variador de velocidade e um
arrancador suave são equipamentos distintos, que devem ser utilizados em aplicações diferentes.
Para perceber se a melhor opção serão os variadores de velocidade ou os arrancadores suaves, tudo vai depender das características da aplicação e da finalidade em si. Cada situação é única, como tal, devemos analisar individualmente cada cenário para perceber que solução se adequa melhor para a sua aplicação.
Diferenças entre Variador de velocidade e Arrancador Suave
Os
variadores de velocidade são desenvolvidos para realizar o controlo da velocidade do motor. Estas soluções, tratam-se do melhor protetor do motor elétrico e a sua correta aplicação, permite o aumento da eficiência mecânica e do tempo de vida útil dos equipamentos. Outra vantagem consequente da utilização de variadores de velocidade deve-se ao aumento da eficiência energética. Estes equipamentos são ideais para aplicações onde seja necessário um controlo e ajuste da velocidade do motor, ou seja, nas aplicações onde é necessário um controlo efetivo da velocidade para o bom funcionamento do sistema. Para além destas, existem outras aplicações específicas onde são necessárias paragens e arranques sucessivos e num curto espaço de tempo, tornando os variadores de velocidade nas soluções mais indicadas para o efeito.
Os
arrancadores suaves caracterizam-se, de uma forma simplista, pelo controlo de arranque e paragem do motor. A sua aplicação permite o aumento de vida útil dos equipamentos mecânicos e a melhoria da eficiência energética do sistema em geral. Idealmente, os arrancadores suaves devem ser aplicados em situações onde seja necessário reduzir o impacto do arranque e da paragem do motor, assim como minimizar o desgaste físico dos equipamentos associados.
Para concluir...
Em suma, tanto os variadores de velocidade como os arrancadores suaves são soluções capazes de controlar a aceleração e desaceleração do motor. Os arrancadores suaves operam com o sistema a uma velocidade nominal (fixa) durante o funcionamento, controlando apenas a velocidade durante o arranque e paragem do motor, enquanto os variadores de velocidade controlam a velocidade do motor durante o seu funcionamento, bem como durante o arranque e paragem.
Esta capacidade adicional acaba por ter um custo, sendo que os variadores de velocidade são ligeiramente mais caros que os arrancadores suaves. Mas a escolha não deve estar relacionada com o custo mas com as finalidades e características da aplicação em específico.
Gama de equipamentos