100
X Fale connosco!
Deixe o seu testemunho!
X Fale connosco!
Fale connosco!
X Fale connosco!
Fale connosco!
Homepage Saber mais Gestão de Energia

Reduzir a pegada ecológica com soluções eficientes

É importante minimizar a nossa pegada ecológica para o bem do ambiente e, também, dos nossos equipamentos.


A dimensão da nossa pegada ecológica e a degradação dos recursos do nosso planeta é algo que mais do que preocupar nos deve fazer alterar hábitos e comportamentos para que juntos possamos fazer da nossa casa (planeta) um mundo melhor.

Para isso essas mudanças não devem ser apenas no âmbito doméstico, há uma série de processos e mecanismos que podemos adotar que auxiliam e otimizam o nosso mundo e todos os recursos disponíveis.

Para a adoção desses hábitos é necessária muitas vezes a consciencialização teórica de todos os processos para que possamos analisar onde é que as melhorias podem ser feitas. Num contexto produtivo/profissional muitos são os processos que podem ser melhorados, e na maioria das vezes essas melhorias trazem poupanças económicas a nível de consumos. Então porque não tentarmos?


Análise de todos os dados:


A análise de processos operativos e produtivos não pode ser devidamente efetuada se não houver um profundo conhecimento de todos os fatores intrínsecos, até aos mais pequenos. Para isso é necessária a recolha e registo de dados para uma posterior análise. Aqui os dataloggers desempenham um papel fundamental. Eles recolhem, registam e monitorizam todos os dados necessários e fornecem também a representação do comportamento desses fatores medidos, facilitando amplamente a análise aos utilizadores.


Energia


Qual o processo operativo ou produtivo que não precise de alguma fonte de energia? Pois quase nenhum, a energia é um recurso fulcral à produtividade e operacionalidade dos processos.
Para isso há uma série de equipamentos que o podem ajudar a perceber a qualidade e eficiência energética das instalações e processos. Analisadores de energia de classe A, filtros de harmónicos (ativos e passivos), contadores de energia, entre outros, são equipamentos com provas dadas da sua eficácia quando o objetivo é a análise energética para a interpretação de consumos e consequntes tomadas de decisões que levem às poupanças.

Motores elétricos


A influência que os motores desempenham em todos os processos produtivos é extremamente importante, por isso o seu funcionamento energeticamente otimizado é fundamental para a redução da pegada ecológica. Equipamentos como variadores de velocidade, arrancadores suaves, reguladores de velocidade, filtros e regeneração de energia são a opção ideal permitindo a melhoria do desempenho e a otimização e poupança energética dos motores.


IoT


Vivemos na era do real time, quando queremos saber alguma coisa tiramos do bolso aquele equipamento retangular e facilmente conseguimos praticamente todas as informações que necessitamos no momento, por isso é mais do que natural que nas indústrias isto também aconteça. Precisamos de dados em tempo real para avaliarmos todos os processos e ações que estão a acontecer no momento, de forma a que possamos tomar decisões rápidas e assertivas. Todas as indústrias têm máquinas pesadas e complexas e que em muitos casos a paragem, ainda que momentânea, de uma máquina significa a paragem de todo o processo produtivo e os consequentes custos de recursos energéticos e outros.
Logo é de extrema relevância a possibilidade de prever as ações de manutenção tendo em conta a análise do funcionamento das máquinas e até mesmo dos processos.
Os novos paradigmas da Indústria 4.0 vêm possibilitar a monitorização de uma instalação ou processo a partir de qualquer local, em qualquer hora, apenas com rede wi-fi. E com esta característica ganha-se mais flexibilidade em todas as operações, já não é necessário estarem no mesmo local para "verem" o que se passa, isso é facilmente exequível através de dispositivos móveis e comunicações remotas. A possibilidade de otimização e automação processual permite às indústrias a redução de tempos de paragens, a melhoria dos processos produtivos e a gestão inteligente de todos os recursos.
Para além da rede wi-fi hoje em dia existe uma vasta gama de tecnologias de comunicação disponíveis para qualquer tipo de aplicação, como por exemplo, Rádio ZigBee, Rádio RF, GPS, GSM, GPRS, Bluetooth, entre muitas outras.

A água, o bem mais essencial


Num contexto industrial e/ou profissional a sensibilização para a poupança de água faz-se da mesma forma do que num contexto doméstico. A água é a fonte da vida, logo é um dos recursos onde essa análise é mais importante. Equipamentos como contadores de água ou programadores de rega, entre outros, permitem a compreensão de consumos e a poupança, levando ao consequente consumo apenas do necessário e evitando desperdícios e perdas.

E hoje em dia, é certo que já existem um sem número de tecnologias que permitem a poupança de água e energia, vejamos o exemplo dos hidrogeradores de água que permitem a obtenção de energia em locais sem alimentação e apenas a partir do movimento do fluxo da água.

O caminho para a redução da pegada ecológica é grande, mas a verdade é que se cada um de nós se comprometer a pelo menos tentar o futuro do nosso planeta (e o nosso) é sem dúvida mais risonho. Vamos lá!

Fale connosco!

Tem alguma necessidade ou precisa de algum tipo de ajuda, suporte ou esclarecimento? 

Entre em contacto connosco. Com base no nosso conhecimento e experiência, estamos certos que conseguiremos ajudá-lo nas suas necessidades e sugerir as respostas mais eficientes.

Guillaume Cepa

Gestor Produto
+351 963 651 003

Bruno Barbosa

Dir. Comercial
+351 963 651 007

Ricardo Jesus

Dir. Técnico
+351 253 818 850
Políticas de cookies - Saiba mais aqui