As correntes de fuga originada por radiofrequência de alta frequência em sistemas acionados por variadores de velocidade, podem ser eliminadas, usando filtros especiais.
A utilização de variadores de velocidade é cada vez mais comum e traz inúmeras vantagens do ponto de visto do controlo de motores elétricos, no entanto também acarreta efeitos indesejados para a rede elétrica, como o caso da produção de distorção harmónica e interferências eletromagnéticas, correntes de fuga, ente outros. Um variador de velocidade é incapaz de produzir uma onda sinusoidal perfeita num sistema trifásico equilibrado, podendo originar correntes de fuga.
A grande maioria dos fabricantes de variadores de velocidade utiliza, cada vez mais, filtros na arquitetura dos seus produtos, no entanto a sua atuação tem um alcance limitado, levando a que o comprimento de cabo ente motor e variador seja um fator fundamental ao comportamento do sistema.
Redução das Perturbações Diferenciais (Fase-Fase)
A primeira redução possível poderá ser alcançada com a utilização de um filtro de 1ª Ordem. A utilização de um filtro sinusoidal irá influenciar o efeito dU/dt e diminuir os picos de tensão gerados. No entanto existe o risco de ressonância entre a reatância do filtro e o cabo do motor, podendo interferir com a capacidade do filtro.
Garantindo um correto dimensionamento do filtro, os elementos resistivos e capacitivos irão fazer com que o efeito dU/dt seja menor e os picos de tensão amortizados de forma mais eficaz, garantindo ainda assim maior vida útil dos motores.
Com um dimensionamento adequado da bobine e do confensador, é possível reduzir as tensões que se encontram fora da frequência fundamental em cerca de 95%. Desta forma, o motor irá receber uma onda aproximadamente sinusoidal o que irá contribuir para uma redução do ruído eletromagnético e diminuir as perdas por efeito de Joule.
Eliminação de Correntes de Fuga
Um filtro sinusoidal com referência ao comum permite filtrar de forma muito eficaz as correntes de fuga, no entanto necessita que o variador de velocidade possua o Link DC disponível, para que se possa ligar ao DC.
Desta forma, assegura-se que a propagação das correntes de fuga seja reduzida ao mínimo garantindo que ao motor e a todo o sistema a jusante do filtro chegue uma onda sinusoidal teoricamente perfeita.