A KRS-Vesi é a entidade responsável pelo abastecimento de água na região de Kristinestad, Costa Oeste da Finlândia. Controlar todas as bombas de abastecimento de água com VACON100 FLOW resulta num fluxo uniforme e reduz os picos de pressão ao longo da tubagem.
Este equipamento combina o design do VACON100 com funções dedicadas que beneficiam os processos de controlo de fluxos.
O VACON100 FLOW melhora a eficiência e redundância dos sistemas de bombagem, oferecendo recursos avançados como o Multi-Master e o Multi-Follower, que permitem o controlo de várias bombas em simultâneo.
Quando a KRS-Vesi estudou a modernização das estações de bombagem de Friiveli e Osvald, optou com centrais Grundfos com variadores de velocidade VACON100 FLOW com potências entre os 5 e os 15 kW.
Bombas Controladas por Variador de Velocidade
Na estação de bombagem de Friiveli existia uma central de bombagem com 1 variador para a bomba principal e as bombas auxiliares de reforço arrancavam por meio de contactores. Com a modernização da estação a cada bomba, está associado um variador de velocidade VACON100 FLOW, sendo que existe um controlo total e uma suavidade sem precedentes na operação.
A estação de Osvald estava com arranque direto nas centrais de bombagem, o que levou à existência de picos de pressão na tubagem e ao stress mecânico dos equipamentos. Com a instalação de VACON100 FLOW passou a haver uma adaptação total às necessidades locais com uma aceleração rápida, mas completamente
suave e
adaptada à instalação, evitando roturas e stress mecânico dos equipamentos.
O
VACON100 FLOW fornece, de série, funcionalidades multi-variador, o que melhora a confiabilidade do sistema e também a sua eficiência. Os variadores – um por bomba – irão comunicar entre si através do protocolo ModBus RTU. Desta forma, o VACON100 FLOW é capaz de calcular
quantas bombas deverão estar em funcionamento e em que regime de funcionamento deverão operar, sendo ainda responsável por detetar:
- Alarmes de manutenção
- Falhas nos variadores ou motores
- Entre outros
Quando a demanda de água excede a capacidade do variador de velocidade principal, este mesmo dará ordem aos auxiliares para entrarem em funcionamento. Já quando o variador principal entra em avaria, é capaz de deixar que um dos variadores auxiliares se assuma como principal e prossiga com todo o processo.
"O sistema Multi-Pump Multi-Drive melhora a redundância. Iniciar as bombas diminui suavemente o stress na rede elétrica e nas peças mecânicas e reduz os picos de pressão no gasoduto"
Kimmo Äijö, Técnico de Serviço da Grundfos Pumps
O comissionamento do VACON100 FLOW é fácil e rápido e não requer nenhuma habilidade especial.
"Multi-Pump Multi-Drive é uma solução moderna, enquanto uma combinação de variador-contactor é a tecnologia de ontem. Achamos que o a aplicação VACON é muito eficaz e recomendamos aos nossos clientes de bombagem"
Kimmo Äijö, trabalha em conjunto com a VACON há mais de 10 anos.
Mesmo Caudal e Pressão
O controlo da central de bombagem com os variadores de velocidade VACON, traz inúmeros benefícios para o processo, garantindo um
controlo ideal da bomba. De acordo com Kimmo Äijö, os benefícios do VACON100 FLOW na KRS-Vesi são um fluxo e pressão constantes.
"Graças ao controlo de processo habilitado pelo VACON100 FLOW, o caudal na estação de Osvald para a estação de tratamento de águas residuais é estável. Na estação de Friiveli, o VACON100 FLOW, mantêm a pressão estável."
Economia de Energia e Espaço
A economia de energia é um dos principais benefícios dos variadores de velocidade. O controlo de processos com estes equipamentos pode representar uma economia de energia de 20 a 50%, dependendo do processo em que se apliquem. As maiores reduções surgem nas aplicações com bombas e ventiladores, quando a velocidade do motor é constantemente ajustada ao processo e abaixo da rotação nominal. A potência exigida pela unidade é proporcional à terceira potência da velocidade, significando, por isso, que uma pequena descida na velocidade leva a uma economia de energia considerável.
A utilização de variadores de velocidade pode ainda significar
redução de espaço e cablagem. Todas as unidades VACON100 FLOW entregues à KRS-Vesi foram fornecidas em IP54 o que leva a que sejam instaladas muralmente, relativamente perto dos motores a controlar e dispensando quadros elétricos.
“As unidades VACON100 FLOW controlam as bombas na KRS-Vesi desde maio-junho de 2013. Estamos muito satisfeitos com a solução"
Ari Hakala, responsável de manutenção da KRS-Vesi.