Como funciona um variador de velocidade?

A tecnologia

A velocidade do motor é controlada pela alteração da frequência da alimentação elétrica. Basicamente, um variador de velocidade converte a frequência da rede para outra frequência entre 0 a 300 Hz ou mesmo superior, e, assim, controla a velocidade do motor, proporcionalmente à frequência.


1. Unidade Retificador


O variador de velocidade é alimentado pela rede elétrica por via de um retificador.  A unidade retificadora pode ser unidirecional ou bidirecional. Quando unidirecional, a unidade de AC pode acelerar e rodar o motor, tomando a energia da rede. Caso seja bidirecional, o variador de velocidade também pode tomar a energia mecânica de rotação do motor e do processo e injetá-la de volta à rede elétrica.


2. Circuito CC


O circuito CC irá armazenar a energia elétrica a partir do retificador para posteriormente ser utilizada pelo inversor . Na maioria dos casos, a energia é armazenada em condensadores  de alta potência.


3. Unidade Inversor


A unidade inversor toma a energia elétrica do circuito DC e fornece-a ao motor.  O inversor utiliza técnicas de modulação para criar as 3 fases AC necessárias à saída para alimentar o motor.  A frequência pode ser ajustada para corresponder à necessidade do processo.

Figura 1: Os principais componentes de um variador de velocidade AC: retificador, circuito CC e  inversor

 

Todo o motor AC merece um variador de velocidade Vacon.

Faqs



Empresa|Serviços|Notícias|Contactos
© Copyright 2017. ZEBEN, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS