Como funciona um Arrancador Suave

A tecnologia

O arrancador suave é um dispositivo electrónico composto de pontes de tiristores (SCRs na configuração antiparalelo) accionados por bloco electrónico de controlo, a fim de controlar a tensão de arranque de motores de corrente alternada trifásicos. O arrancador suave controla a tensão sobre o motor através do circuito de potência , constituído por 2 a 6 tiristores SCRs, variando o ângulo de disparo dos mesmos e consequentemente variando a tensão eficaz aplicada ao motor. Assim, pode-se controlar a corrente de arranque do motor, proporcionando um "arranque suave", de forma a não provocar quedas de tensão eléctrica bruscas na rede de alimentação, como ocorre em arranques directos.

 

1. Unidade SCRs (tiristores de potencia) 

Usualmente os arrancadores podem controlar:

  • apenas uma fase
  • apenas duas fases
  • todas as três fases 

 

2. Bypass

Os arrancadores suaves também costumam utilizar a tecnologia chamada by-pass. Basicamente, trata-se de um contactor  que faz a ligação directa do motor à rede após o arranque do motor se encontrar concluído, ou seja após o motor estar sujeito à tensão nominal da rede. Desta forma o contactor desactiva os módulos de tiristores SCRs, evitando sobreaquecimento e desgaste precoce dos mesmos.

  

3. Unidade de controlo

Os arrancadores suaves reduzem a tensão por "estrangulamento" da forma onda sinoidal da tensão aplicada. A tensão inicial, determinada pelo utilizador, é de aumentada até á tensão plena, variando para efeito o ângulo de estrangulamento, dependendo do perfil pré-definido do arrancador suave. Estes podem ser controlados através de malha aberta ou de controlo em malha fechada. 

  • Em Malha Aberta
Simplesmente o arrancador comporta-se como um simples arrancador, onde executa o arranque de forma linear com base na tensão de ínicio (arranque) e o tempo de arranque, o qual dita o tempo necessário para chegar á tensão nominal e assim executar a respectiva rampa.
 
  • Em Malha Fechada

O arrancador dispõe de feedback (leitura) do motor, carga e rede, permitindo desta forma controlos avançados tais ajustes das rampas de aceleração e desaceleração, como efectuar protecção electrónica para o motor, entre outras caracteristicas.

 

4. Protecção do motor

Os arrancadores suaves mais avançados podem ainda oferecer protecção electrónica para o motor. Os arrancadores que oferecem este tipo de protecção requerem um chamado controlo em malha fechada de forma a obterem uma leitura do status do motor (corrente, tensão, temperatura, etc..) e da rede.


Faqs


Empresa|Serviços|Notícias|Contactos
© Copyright 2017. ZEBEN, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS